Casas inteligentes: o que são e a segurança que oferecem

Certamente já ouviu o termo “Smart Home” ou “Casas Inteligentes”, mas não conseguiu definir com exatidão o seu conceito ou utilidade. É isso que lhe iremos explicar aqui. Afinal o que são as casas inteligentes e o que muda quanto à segurança?

A tecnologia está em constante evolução o que permite tornar ferramentas inovadoras mais acessíveis a todos e trazer-lhes mudanças como transformar casas “comuns” em casas inteligentes.

 

Mas afinal o que são casas inteligentes?

Já imaginou como seria chegar a casa depois de um dia cansativo e com apenas o seu telemóvel executar várias funções que lhe facilitariam a vida e poupariam tempo?

As casas inteligentes baseiam-se na tecnologia para oferecer comodidade aos seus utilizadores. São tarefas simples do dia-a-dia, como acender uma luz ou abrir a persiana, que podem ser feitas com o seu telemóvel ou através de comandos de voz. O objetivo é ter diversos recursos de automação que prometem tornar a sua vida mais tranquila.

Mas falar de conforto e comodidade é só o início. As casas inteligentes contribuem diretamente para a segurança de diferentes maneiras. A utilização de alarmes e câmaras são bons exemplos. Quando é detetada presença de estranhos em redor da casa o utilizador é imediatamente avisado no seu telemóvel podendo, através das câmaras de segurança, ver tudo em tempo real na aplicação.

A segurança também é refletida no interior da casa inteligente através de detetores de fumo, de gás, de água, sensores de temperatura e humidade, entre outros dispositivos.

Conseguimos perceber através da segurança, da poupança e da personalização de cenários que as casas inteligentes prometem gerar conforto e facilitar a vida de muitas famílias através de recursos acessíveis e rentáveis.

© 2024 Tecmania — Todos os direitos reservados
Livro de Reclamações